Posted on Deixe um comentário

Linguagem Gestual para bebés ouvintes…Será assim tão útil?

Recentemente questionaram-me algo parecido com “Gestos para bebés?? Para quê mesmo, se eles não têm nenhum “problema”?!”

O Programa Baby Signs® já tem estudos científicos com mais de 25 anos de existência sobre o impacto do uso de gestos com bebés ouvintes. E brevemente teremos o primeiro estudo português sobre o assunto. No entanto, em Portugal ainda é recente e é natural que ainda se questione a utilidade disto que é fazer gestos com os bebés ouvintes.

A resposta é simples. Serve para ajudar os bebés a expressarem de forma eficaz aquilo que eles precisam, querem, sentem e vêm, muito antes de conseguirem falar. E como toda a metodologia do programa é feita, os benefícios são imensos, como o desenvolvimento da linguagem, menos frustrações, maior auto-confiança e maior desenvolvimento cognitivo.

Artigo relacionado: 11 Benefícios que pais e profissionais adoram no Programa Baby Signs

O texto seguinte foi retirado do trabalho final da minha Pós-graduação em Parentalidade e Educação Positivas (da Escola Magda Gomes Dias), cujo tema central foi o Léxico Emocional antes dos 24 meses.

“Segundo o pediatra Brazelton, aos 12 meses, ainda muito poucas palavras se conseguem entender, apesar de estar em formação. O que acontece comummente de forma espontânea é o apontar e usar a linguagem gestual, expressões faciais, como sinais nítidos de comunicação. A criança está desejosa de aprender a falar e aos 15 meses mostram verdadeiras frustrações por não serem capazes de conversar. Fazem gestos muito expressivos e compreendem quase tudo o que lhes dizemos. (Brazelton, T. 2009).

Seria um desperdício deixar passar esta fase sem lhes dar as ferramentas para poderem comunicar, integrar conceitos, expressarem-se, arrumarem melhor as suas ideias e terem a oportunidade de darem início ao treino da autorregulação e desenvolvimento emocional.”

E termino com uma nota das Fundadoras do Programa, que mostram a real essência disto que é ajudar os bebés a “falar” antes de saberem falar:

“Os bebés que fazem gestos aprendem muito cedo na sua vida que os seus pensamentos e sentimentos são importantes e serão ouvidos. Como resultado de serem eficazes a comunicar para o mundo, as crianças desenvolvem atitudes positivas em relação aos outros – e em relação a si próprias. Elas descobrem que aprender é divertido, que o mundo é um lugar maravilhosamente interessante e que é imensamente recompensador partilhar as suas fascinantes descobertas com aqueles que amamos.” Em Baby Signs (2009), Linda Acredolo e Susan Goodwyn.

 

Qualquer questão que surja entre em contacto comigo por email: sablaoliveira@babysigns.pt

 

Próximos eventos aqui!

 

Um dia feliz

Sabla D’Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.