Posted on Deixe um comentário

Quando inscrever-me num workshop e começar a usar o Programa Baby Signs® com o meu bebé?

Costumo partilhar com os pais nos meus workshops que eu era a “maluquinha” na maternidade que debruçava no berço do meu filho (mesmo a dormir) e dizia a fazer o gesto “Queres leitinho?”

E não, não é preciso tanto, nem tão cedo quanto um recém-nascido! A minha ideia era simples. Eu queria ficar habituada desde logo aos gestos. E isso resultou lindamente connosco. Para mim fazer gestos tornou-se tão natural quanto falar!

No entanto quero falar-te de 3 grupos etários, que com as décadas de experiência do Programa Baby Signs® averiguou-se as preferências das famílias.

Dos 0 aos 8 meses

Pais que queiram habituar-se desde cedo e expor o seu bebé aos gestos mais cedo, optam por começar dentro deste intervalo de idades. A grande vantagem é mesmo a exposição. A desvantagem é para pais que querem ver resultados mais rápidos. Se sentes que ficarias frustrado por não ver resultados imediatos, recomendo que esperes mais um pouco.

Dos 8 aos 12 meses

Esta é a fase mais popular entre os pais de bebés a darem início aos gestos, uma vez que o bebé já se aproxima do nível de desenvolvimento cuja capacidade de fazer gestos também aflora. No entanto há registos de bebés a fazerem gestos mais cedo. Nesta etapa, os bebés estão muito atentos a tudo e mostram curiosidade sobre o mundo. Mesmo que os pais tenham que esperar pelo primeiro gestos, há maior interação com o bebé neste intervalo de idades, o que ajuda a manter o entusiasmo.

Dos 12 aos 18 meses

O nível de compreensão dos bebés nesta faixa etária é gigante, e a proporção da frustração por não se conseguirem expressar é diretamente proporcional! Esta é a etapa que os gestos mais falta faz. Os bebés que começam mais cedo podem chegar a esta fase já com mais de 30 gestos no seu vocabulário, e as palavras iniciam-se mais cedo devido à preparação do cérebro para a comunicação. No entanto pais que queiram ver resultados quase “na hora” podem aguardar pelos 12 meses. A desvantagem de começar mais tarde é de beneficiarem dos gestos por menos tempo.

Agora que já sabes quando vais fazer o teu workshop, fica atento às datas e inscreve-te aqui.

Espero que este artigo te seja muito útil e que possas usufruir de todos os benefícios do Programa Baby Signs® com o teu bebé.

Artigo relacionado: 11 Benefícios que pais e profissionais adoram no Programa Baby Signs

Um dia Feliz

Sabla D’Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.