Amamentação

Porque o leite materno é importante…

A nossa C.A.M ao serviço das famílias em Alenquer e arredores: Carla Alexandra Sousa

C.A.M – Conselheira em Aleitamento Materno

Quem é?

É uma pessoa com formação mínima de 50h em Aleitamento Materno com vista a dar apoio entre mães, facilitar informação baseada em evidências científicas e recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde.

Sou Conselheira em Aleitamento Materno desde 2011, com certificação pela IBCLC Cristina Pincho e pela SOS Amamentação/OMS/UNICEF, frequentei várias formações e conferências nesta área por forma a poder estar sempre actualizada e apoiar as mães-bebés com informação baseada em evidências cientificas e muita empatia.

Acompanhei muitas díades mãe-bebé ao longo destes anos, sempre com o maior respeito pelas suas escolhas.

 

O que faz?

A Conselheira trabalha com a Mãe/Pai fornecendo informação para que estes tomem decisões informadas em conjunto com os profissionais de saúde que os acompanham.

Dá apoio ao domicílio, telefónico ou por e-mail, sempre que a mãe requisitar para observação, apoio, facilitação e se necessário encaminhamento.

A consulta de Aleitamento materno é uma consulta individual que permite ajudar mãe-bebé com os desafios e dificuldades que surgem nos 1ºs tempos para que possam ambos desfrutar desta relação de uma forma tranquila e prazerosa.

Também é um recurso bastante útil durante a gravidez para esclarecer dúvidas, relacionadas com a fisionomia da mama, ou outras questões, uma vez que a informação recebida é de extrema importância para lidar com os desafios dos primeiros dias de vida dos bebés.

Quando surgem problemas específicos ou situações patológicas, quanto mais precoce for a intervenção maior a possibilidade de encontrar um ponto de equilíbrio para todos.

 

A consulta de aleitamento materno pode ajudar nas seguintes situações:

– Peso do Bebé

– Mamadas dolorosas

– Produção de Leite

– Preparação para o regresso ao trabalho

– Situações Especiais

 

O que a C.A.M não faz:

A Conselheira Não medica, Não prescreve suplementos, Não retira suplementos.

 

Qualquer dúvida, procure ajuda, pode contar com o apoio de Conselheiras em Aleitamento Materno, Consultores Especialistas em Aleitamento Materno (IBCLCs), estes são os profissionais que podem ajudar e apoiar para que a experiência de amamentação seja bem-sucedida.

No que se referir à amamentação, qualquer apoio que seja facultado é baseado em recomendações da OMS e em estudos científicos, por forma a que os pais possam tomar decisões informadas.

Ouçam o vosso coração e confiem que conhecem – ou virão a conhecer- o bebé melhor que ninguém. Porque vocês são as mães-pais !

“Se fosse disponibilizada uma nova vacina que pudesse prevenir a morte de um milhão de crianças ou mais por ano e que, além disso, fosse barata, segura, de administração oral e não exigisse uma cadeia de frio, esta tornar-se-ia numa prioridade imediata para a saúde pública.

A amamentação pode fazer tudo isso e mais ainda, mas precisa da sua própria “cadeia quente” de apoios- ou seja, cuidados profissionalizados que permitam às mães ganhar confiança e lhes mostrem o que fazer e as protejam de más práticas.”   Lancet 1994;344:1239-41

 

Mais informações: info@cukuru.pt